Edital 001/2022

OCUPAÇÃO CRIATIVA CINE TEATRO SÃO JOSÉ

RESIDÊNCIA AUDIOVISUAL: IMAGÉTICAS E CIDADANIA CULTURAL/CHAMADA PÚBLICA 2022

ABRANGÊNCIA Estadual

ABERTURA DAS INSCRIÇÕES: 20 de fevereiro de 2022

ENCERRAMENTO DAS INSCRIÇÕES: 15 março de 2022

ENTREVISTA COM PESSOAS PRÉ-SELECIONADAS: 16 e 17 de março de 2022.

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO: 20 de março de 2022

INÍCIO DA RESIDÊNCIA: 05 de abril 2022

FINAL DA RESIDÊNCIA: 30 de julho maio de 2022

VAGAS: 10

DEDICAÇÃO: 10 horas semanais

DURAÇÃ: 04 meses

FUNCIONAMENTO: remoto e presencial

BOLSA PERMANÊNCIA: R$ 500,00 (quinhentos reais) brutos para o período máximo de residência.

PERFIL: Estudantes, Cineastas, educadores.

  1. APRESENTAÇÃO

O CIMM- Cinema no Meio do Mundo em parceria com a Ágora-Produção e Execução de Projetos e a Toco Filmes, informa que estão abertas, entre os dias 15 de março e 15 de abril de 2022, as inscrições para a Ocupação Criativa Cine Teatro São José – Residência Artística: Imagéticas e Cidadania Cultural. Essa chamada tem o intuito de selecionar 10 proponentes para uma residência cultural em audiovisual com duração de 04 meses, em formato híbrido (remoto e presencial).

  1. FUNDAMENTO DO TEMÁRIO E SUAS ABORDAGENS SOCIAIS

A Residência possui o temário geral Imagéticas e Cidadania Cultural, cujas interseções abarcam minorias sociais e étnicas, urbanidades, história, cultura e personagens locais. A ideia é promover intercâmbios de aprendizagens e de saberes técnicos e estéticos, de pesquisa, criação e execução de experimentos fílmicos em formato de curta-metragem (ficção ou documental).

  1. SOBRE A RESIDÊNCIA

Intercâmbios de aprendizagens, diálogos em rede, criação e experimentação fílmica, são premissas que assentam a proposta de executar a ocupação audiovisual no Cine-Teatro São José, por meio de uma imersão estética, com temário próprio, em que os residentes selecionados irão trocar expertises a fim de construir e compartilhar saberes e projetos audiovisuais.

A residência será realizada em formato híbrido (virtual e presencial) e oportunizará aos residentes selecionados vivências teórico-práticas mediadas por equipe de artistas-docentes e profissionais da área audiovisual membros do Coletivo CIMM – Cinema no Meio do Mundo e realizadores/diretores convidados.

A Residência fruto da ocupação audiovisual será realizada em encontros virtuais e presenciais, perfazendo 5 etapas: (1-Mediações interculturais; 2- Repasse técnico-informacionais; 3- Realização de experimentos fílmicos dos residentes participantes; 4- Exibição de experimentos fílmicos e, 5- Avaliação); progressivamente, a cada encontro os residentes participantes cursarão módulos específicos com mentoria, conteúdos e práticas voltadas à autoaprendizagem e fomentação de projetos de argumento e roteiros de curta metragens em ficção e documental.

No decorrer dos encontros (Etapa 3), uma comissão composta por diretores/realizadores convidados elegerá um (01) roteiro dos residentes participantes a ser analisado, planejado e filmado (experimento fílmico). O experimento resultante, será produzido coletivamente e o roteirista escolhido participará como co-diretor. A Comissão e equipe do CIMM poderão, a seu critério, escolher mais de um roteiro para ser executado como experimento fílmico durante a Ocupação Audiovisual.

A pós-produção do experimento gravado, será realizada coletivamente, como processo de aprendizagem dos residentes participantes. Em seguida, será estabelecido um calendário de exibições do(s) experimento(s) fílmico(s) resultante(s) em quatro cidades do estado; no município de origem do roteirista escolhido e no FestCiMM – Paraíba.

  1. OBJETIVOS

Geral:

 Desenvolver mediações de aprendizagem e práticas audiovisuais em caráter de residência artística voltadas para jovens cineastas e estudantes do interior do Estado da Paraíba.

Específicos:

            -Promover uma cadeia sistêmica de produção audiovisual com ênfase no interior do Estado;

            – Produzir experimentos fílmicos de qualidade com temário na cidadania e imagéticas locais;

– Oportunizar atos de aprendizagem e produção audiovisual através do processo de ocupação Criativa no Cine São José; favorecendo aos residentes acompanhamento técnico-teórico para o desenvolvimento de suas poéticas audiovisuais.

  1. ESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO DA RESIDÊNCIA

 

1-Mediações interculturais: processo livre de auto reconhecimento e compartilhamento de ideais e protótipos de projetos dos residentes participantes. Trata-se da produção de trocas culturais e estéticas a fim de granjear parcerias criativas. As mediações se realizarão presencialmente e remotamente (conforme o estabelecimento de laços colaborativos). Tanto nos encontros presenciais quanto no virtuais, o temário geral da residência deve ser o eixo norteado para os processos criativos entre os participantes. Além dos residentes, tutores e convidados participarão das mediações interculturais.

2- Repasse técnico-informacionais: trata-se da execução das vivências práticas de aprendizagens a partir de módulos, que visam alastrar a experiência dos residentes e conduzir processos criativos coletivos.

3- Realização de experimentos fílmicos dos residentes participantes: módulos específicos de execução fílmica: roteiro, gravação, edição e finalização de experimento fílmico.

 

4- Exibição de experimentos fílmicos: circuito de exibição do(s) experimento(s) fílmico(s). No município de origem do roteirista e durante o FestCiMM – 2022.

5- Avaliação: apresentação de dossiê com relatório do residente participante sobre o seu processo criativo durante a ocupação criativa Cine-Teatro São José. Bate-papo com os tutores e entrega de certificado. 

  1. INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e serão realizadas através de formulário online que poderá ser acessado aqui, entre os dias 20 de fevereiro a 15 de março de 2022, com o envio de todas as informações e anexos requeridos até às 23h59min do último dia de inscrição previsto nesta chamada, não sendo aceita nenhuma alteração nos dados ou inclusão de documentos após envio da ficha de inscrição. Não serão aceitas inscrições efetuadas fora do prazo.

  1. PERFIL

 A Residência Audiovisual: Imagéticas e Cidadania Cultural é voltada para:

– Estudantes, cineasta iniciantes e educadores com ênfase em audiovisual, maiores de 18 anos de idade, nascidos na Paraíba ou residentes no estado há pelo menos 05 (cinco) anos.

– Pessoas que disponham de 10 horas semanais para participação nas atividades síncronas e assíncronas, individuais e coletivas do programa.

– Pessoas que disponham dos recursos tecnológicos necessários à sua participação nas ações remotas (on-line), como conexão à internet, computador e/ou smartphone.

  1. PROCESSO DE SELEÇÃO A seleção será feita por membros do CIMM, juntamente com 04 membros externos, e ocorrerá em três etapas:

Etapa 1 — Análise do formulário, até o dia 16 de março de 2021

Etapa 2 — Entrevista online com até 12 finalistas, nos dias 16 e 17 de abril de 2021

Etapa 3 — Convocação final das pessoas selecionadas e suplentes até o dia 20 de abril de 2021.

 Ressaltamos que:

 — Todas as propostas deverão contemplar um plano de trabalho híbrido, virtual e presencial, garantindo que as ações do mês de abril, mês de início da Residência, sejam executadas em formato 100% remoto/virtual.

 — Convocaremos as 10 (dez) pessoas selecionadas, e manteremos uma lista de suplentes. Havendo desistência na lista dos primeiros selecionados, será convocada a próxima pessoa da lista de suplentes;

 — As pessoas candidatas selecionadas em cada etapa serão comunicadas por e-mail. É responsabilidade da pessoa candidata consultar essa informação.

 — A pessoa que não comparecer na entrevista na data estipulada será considerada desistente.

  1. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

— Cumprir com todos os requisitos descritos no item 6 e 7;

— Demonstrar boa argumentação nas respostas requeridas no formulário;

— Garantiremos o número mínimo de 2 vagas para pessoas candidatas de Campina Grande com atenção aos marcadores sociais raça/etnia, gênero e idade.

­— Estar imunizado contra Coronavirus e apresentar Cartão de Vacinação atualizado.

  1. DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

1.Formulário de inscrição devidamente preenchido; 2.Proposta de trabalho; 3. Currículo ou Portfólio anexos em PDF, com destaque para as experiências dos últimos 5 anos, e com até 5 páginas; 4. Cartão de vacinação atualizado.

  1. CARACTERISTICAS DAS VAGAS DISPONÍVEIS

Das dez (10) vagas disponíveis, serão estabelecidos indutores sociais, de raça e gênero, com os seguintes critérios de cotas:

02 – Vagas para Cota de candidatos nascidos e residente em Campina Grande-PB;

02 – Vagas para Cota de candidatos autodeclarados negros/as e/ou indígenas, de qualquer município Estado da Paraíba;

02 – Vagas para Cota de candidatas mulheres cis ou pessoa trans, de qualquer município do Estado da Paraíba;

04 – Vagas para Candidatos de qualquer cidade da Paraíba, exceto Campina Grande.

  1. SOBRE AS BOLSAS DE PERMANÊNCIA

– Aos candidatos selecionados (residente-participantes) será conferido uma bolsa de permanência com valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) brutos para o período máximo de residência.

— Todas as propostas, deverão necessariamente obedecer o calendário apresentado de atividades (presenciais e remotas).

— Serão garantidos aos participantes residentes, estadia (alojamento) e alimentação durante a vigência das atividades presenciais que acontecerão nas dependências do Cine Teatro São José.

— O período de permanência poderá ser negociado com a comissão de seleção a fim de viabilizar as participações das pessoas residentes.

— A participação e a remuneração oferecida à pessoa selecionada é pessoal e intransferível. Será efetuada mediante transferência bancária para conta de titularidade.

  1. DISPOSIÇÕES GERAIS

Todas as condições estabelecidas nesta chamada são eliminatórias, sendo que o descumprimento de qualquer item acarretará a automática desclassificação da pessoa candidata;

A mera inscrição neste processo de seleção implica no total conhecimento das suas condições e aceitação irrestrita desta chamada pública pela pessoa que se candidata;

As datas e horários previstos nesta chamada pública poderão ser alterados por motivo de força maior, sendo que tais alterações, se ocorrerem, serão comunicadas com antecedência à pessoa que se candidata por e-mail;

Não obstante já ser de conhecimento de todos a existência da pandemia do Covid-19, uma vez que permanecem além do controle de todos a gestão e a previsão das consequências da pandemia e/ou do isolamento, qualquer fator ou nova condição acarretados pela pandemia do Coronavírus em curso serão considerados como caso fortuito ou de força maior.

Os realizadores desta proposta de Residência Audiovisual irão custear a realização de testes de Covid-19 para os participantes quando da realização de atividades presenciais, além de cumprir todas as exigências das autoridades sanitárias e legais em seu protocolo de atuação em suas instalações.

As pessoas selecionadas deverão assinar um Termo de Convivência no qual atestam estar cientes dos protocolos de saúde que se referem ao momento pandêmico da COVID-19, e que interferem diretamente na relação com as demais pessoas que estarão em Residência Audiovisual.

Havendo pessoas selecionadas em condições atípicas, a instituição providenciará as medidas adequadas para acolher durante sua permanência na residência audiovisual.

Os realizadores desta proposta de Residência Audiovisual irão desenvolver ações de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência, em suas múltiplas especificidades, seja auditiva, visual, motora, intelectual ou múltipla.

Todas as dúvidas e/ou questões surgidas nesta chamada pública serão solucionadas pela equipe do CIMM somente através do email: contato@projetocimm.com.

Campina Grande, 20 de fevereiro de 2022

 

Nivaldo Rodrigues da Silva Filho

CIMM- Cinema no Meio do Mundo

Anexo I

Quadro de módulos

 

SEMANA PRIMEIRA:

Encontro virtual (síncrono)

 

MÓDULO I – Poéticas culturais e audiovisual (2h)

NIVALDO RODRIGUES

MÓDULO II – técnicas de argumento e roteiro (4h)

TIAGO A. NEVES

MÓDULO III – Direção de Arte (6h)

ERICK MARINHO

 

SEMANA SEGUNDA:

Encontro virtual (síncrono)

 

MÓDULO IV – Atos Produtivos em Audiovisual – a produção – (2h)

SARAH CRISTINNE

 

SEMANA TERCEIRA

Encontro virtual (síncrono)

 

 

MÓDULO VI – Introdução à luz no cinema e iluminação de ambientes (2h)

ERIK CLEMENTINO.

MÓDULO VII – Colorização (2h)

 LUCAS MARINHO

MÓDULO VIII – Cartaz de Cinema (2h)

 ERICK MARINHO

SEMANA QUARTA

Encontro virtual (síncrono)

MÓDULO IX – Criação de Personagens e interpretação Cultural (4h)

NIVALDO RODRIGUES

MÓDULO X – Edição criativa (4h)

TIAGO A. NEVES

SEMANA QUINTA

Encontro virtual (síncrono)

 

MÓDULO XI – CONCEITOS E ESTÉTICAS PARA PRÁTICAS EM AUDIOVISUAL

– Apresentação e adaptação de ideia-conceitos de narrativas audiovisuais

– Criação de argumento

– Apresentação de roteiro

SEMANA SEXTA

Encontro virtual (síncrono)

MÓDULO XII – ORGANIZAÇÃO CRIATIVA E TÉCNICA DE PRODUÇÃO

– Definições de produção: set, atores, dia de trabalho, etc.

SEMANA SÉTIMA

Encontro presencial

MÓDULO XIII- EXPERIMENTO FÍLMICO

Gravação do experimento fílmico (set de filmagem)

MÓDULO XIV – EXPERIMENTO FÍLMICO

SEMANA OITAVA

Encontro presencial

 

Gravação do experimento fílmico (set de filmagem)

MÓDULO XV – EXPERIMENTO FÍLMICO

 

Gravação do experimento fílmico (set de filmagem)

MÓDULO XVII- EXPERIMENTO FÍLMICO

 

Gravação do experimento fílmico (set de filmagem)

 

SEMANAS DÉCIMA, DECIMA PRIMEIRA, DÉCIMA SEGUNDA E DÉCIMA TERCEIRA

MÓDULO XVIII – PROCESSOS DE PÓS-PRODUÇÃO E FINALIZAÇÃO DO EXPERIMENTO FÍLMICO

– Edição e finalização do experimento fílmico

– Ajustes de coloração

– Ajustes de som e trilhas

– Criação de cartaz

 

SEMANA DÉCIMA QUARTA

 

MÓDULO- XIX – CINE-TESTE

SEMANA DÉCIMA QUINTA

– Socialização dos participantes em seus locais de origem.

SEMANA DÉCIMA SEXTA

– Avaliação

– Divulgação dos resultados