CIMM CONVIDA

O programa CIMM CONVIDA 2022, busca articular o Inter diálogo entre realizadores e diretores de cinema em todo país, visando gerar a trocas de saberes técnicos e estéticos no campo audiovisual por meio de experimentos fílmicos. 

Nesta luz, o CIMM CONVIDA objetiva articular ações de autoaprendizado e experimentação fílmica de diretores e realizadores audiovisual convidados para executarem experimentos a partir do interdiálogo com as técnicas de produção audiovisual do CIMM.

Este diálogo acompanhará o temário da Residência: Imagéticas e Cidadania Cultural, abordando minorias sociais e étnicas, urbanidades, história, cultura e personagens locais.

Territórios experimentais:

Nesta edição do CIMM CONVIDA os diretores e realizadores convidados irão produzir experimentos nos seguintes territórios:

GARANHUNS-PE

 ALAGOINHA-PE

JOÃO PESSOA-PB

AREIA-PB

CABACEIRAS-PB

PRINCESA ISABEL-PB

Metodologia:

Será disponibilizado aos diretores e realizadores convidados um banco de roteiro a ser escolhido para torna-se um experimento fílmico. Guiados pelas sugestividades do temário geral cada convidado experimentará construir uma pauta estética para o roteiro escolhido, e em parceira com o roteirista (que poderá trabalhar como co-diretor do experimento).

Notadamente, o processo de trabalho será desenvolvido colaborativamente entre os  diretores/realizadores convidados e equipe do CIMM, afim de otimizar a execução durante o período estabelecido (1 a 2 diárias). Este assessoramento junto ao convidado revela um aspecto de Interdiálogo e bricolagem intentes ao processo criativo-produtivo do CIMM.  

O processo de produção do experimento fílmico obedece às seguintes fases:

Fase 01 – Recebimento de roteiros para análise e escolha;

Fase 02 – Estudo e planejamento de estabelecimento linguagem, formato e abordagem do experimento;

Fase 03 – Gravação (Set de filmagem);

Fase 04 – Pós produção (Edição);

Fase 05 – Cine-teste (Avaliação).