Maçãs no Escuro

SP, 108 min

Sinopse

Um mergulho na vida do dramaturgo Edson Aquino, cuja trajetória é registrada por uma equipe de documentaristas estrangeiros enquanto comemora seus 35 anos de carreira. Produzido na cidade de Diadema, na região metropolitana de São Paulo, o filme mescla o retrato e o experimentalismo para transmitir os sentidos de seu personagem e daquilo que ele significa diante das câmeras, quando a aparente fachada de sucesso é abalada, pondo em xeque a ilusão da fama e sua busca pela autenticidade teatral. 

Nota da direção (Tiago A. Neves)

Maçãs no Escuro tem suas raízes em um período extenso de mais de 10 anos, desde a concepção da ideia até sua materialização. Em 2011, depois de uma conversa no boteco, propus fazer uma biografia sobre Aquino, e ele me dizia que queria um filme que refletisse seu sucesso em sua longa carreira, pois sua realidade era bastante diferente do que ele estava propondo. A partir dessa premissa, ao longo desses mais de 10 anos, notei ideias surgindo após conversas que se estendiam noite adentro. No entanto, Aquino sempre me dizia que tinha uma data limite para partir, e ela estava se aproximando. Na iminência de um filme que poderia não existir, em uma última confraternização do ano no seu boteco tradicional na quebrada do Canhema em Diadema, conectei os pontos desses mais de 10 anos. No mês seguinte, apresentei a ele uma proposta de filme. Eu estava na Paraíba, e o trabalho iniciou-se junto ao seu grupo, o Arruaça, nos encontramos online por três meses nos preparando para a filmagem. Esse ato de preparação mastiga o tempo de maneira singular, na medida em que cria temporalidades grupais e em cada participante, seja de expectativa, seja de trabalho. A produção efetiva do filme ocorreu em um período concentrado de uma semana, com sete diárias intensas de filmagem. Esse curto espaço de tempo pode ter contribuído para a energia e intensidade do filme, capturando a essência da história em um período relativamente curto.

Classificação: não recomendada para menores de 12 anos

MAÇÃS NO ESCURO EM TIRADENTES

Curadoria da 27º Mostra de Cinema de Tiradendes

“Maçãs no Escuro é uma ficção, mas com matéria e uma condição “acidentada” do documentário. Seu caráter ficcional não está equidistante do temperamento documental e experimental de uma linha brasileira que vai de Ozualdo Candeias, passa pelo cinema popular nordestino (como os cineasta de Picos, Piauí, Dedé Rodrigues e Cícero Filho) chegando a Lincoln Péricles. Tiago A. Neves radicaliza o experimento mostrado na Mostra Aurora anterior com Cervejas no Escuro, e nos oferece um inventário de modos, renovando a tradição do cinema de invenção brasileiro – marcado por um traço de transitar entre formas e registro diferentes numa mesma obra. O “escuro” é esse lugar do imprevisível, onde as fórmulas duram pouco, e em seguida passamos para outra numa fome de tudo, que é igualmente popular, que emana da rua e conjuga com isso uma imaginação radical. As convenções do documentário, do teatro e da dramaturgia são matérias de microimplosões constantes que o filme costura, sem nunca se afastar do seu núcleo, fiel à própria mutação. A experiência da travessia centro-periferia na cidade de São Paulo é mote de encontros de alteridades infinitas, e o filme multiplica isso com graça e precisão”.

Edson Aquino (Protagonista do filme)

“Uma experiência cinematográfica absolutamente visceral em se tratando de mim como personagem de uma farsa burlesca e surreal com elementos de extrema realidade quando o personagem na verdade é a minha persona .”

MAÇÃS NO ESCURO EM TIRADENTES

Créditos

Produção: Tatiane Britos, Vinicius Neves, Nivaldo Rodrigues

Roteiro: Tiago A. Neves

Montagem: Tiago A. Neves

Fotografia: Erik Clementino

Direção de Arte: Erick Marinho

Som: Vinicius Neves, Wanderson Mendonça

Empresa produtora: CIMM – Cinema no meio do mundo

Empresa(s) coprodutora(s): Toco Filmes, Ágora PEP

Elenco: Edson Aquino Mônica Rodrigues Yago Lima Ramon Martins Tommy Germain Malick Kimberly Mario Laguno Charles Ramos Danielle Viana Samuel Santos Mazé Oliveira Henrique Casanova Arlene Ramos Brena Alves Valdir Mariano Douglas Santos Evandro Souza José Fernandes Carmen de Jesus Francisco Glauter Thiago Fernandes